A gente sempre faz algum conserto em casa e claro, tem ferramentas para isso. E mesmo que o serviço seja leve, a segurança é essencial para garantir que ninguém se machuque e o trabalho saia adequado, sem acidentes. Separamos algumas dicas importantes pra você ficar atento.
1 – Como estão as ferramentas? Roçadeiras, motosserras, objetos que dependem de eletricidade, necessitam de avaliações frequentes, se os cabos estão inteiros, se os plugues estão em condições de uso, se há fios desencapados ou estragados. Ferrugem e sujeita em excesso também podem atrapalhar o desempenho dos equipamentos.
2 – Você sabe usar corretamente a ferramenta? Elas nos ajudam muito nos trabalhos, mas se não soubermos utilizá-las, o serviço não vai sair bem feito ou de acordo com o que você precisa. Observe as especificações, leia o manual de instrução antes de iniciar e siga as recomendações do fabricante.
3 – A ferramenta é adequada? Se não serve para o trabalho, não adianta insistir. O risco de estragar o equipamento, ou causar algum acidente é maior.
4 – Como está a proteção? Nunca esqueça de utilizar equipamentos de proteção. Eles são essenciais para que você não se machuque e assim possa dar sequência ao seu trabalho na lavoura. Tome cuidado também com que está próximo, e assim reduzir as chances de acidentes.
E aí, como você faz este tipo de trabalho, e que cuidados toma?
Leia também: 4 recursos para melhorar a gestão rural