O Brasil é um dos maiores produtores de grãos no mundo, números que representam uma importante fatia da economia brasileira. Os mais cultivados são arroz, feijão, milho, trigo, soja e algodão.
O arroz é o terceiro cereal mais produzido mundialmente e só perde para o milho e trigo. A região Sul, é a que mais produz arroz, e o Rio Grande do Sul permanece sendo o maior produtor entre os três estados. A seguir, vem Mato Grosso, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina, Goiás, Tocantins, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Já o feijão no Brasil é produzido em três espécies diferentes. O milho é uma das variedades mais produzidas de grãos no país, e utilizado como matéria-prima para fabricação de vários produtos como óleo, biscoitos, pães, massas, bolachas, entre outros como ração animal. A soja, trigo e o algodão seguem na mesma linha para fabricação de produtos, e são produzidos em grande escala.
Para este ano, a estimativa, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil pode alcançar uma produção de 273,8 milhões de toneladas de alimentos, sendo 16,8 milhões de toneladas a mais do que 2019/2020.
No caso do arroz, altamente cultivado na nossa região, a produção pode alcançar 11,1 milhões de toneladas, sendo 10,2 milhões de arroz irrigado e 0,9 milhão de plantio sequeiro. As exportações devem bater recordes, superando as safras anteriores.
Leia também: 6 dicas para sua máquina durar mais