Boas Práticas Agrícolas são um conjunto de princípios, normas e recomendações técnicas aplicadas nas etapas da produção, processamento e transporte de produtos.
As boas práticas agrícolas consistem em um conjunto de princípios, normas e recomendações técnicas a serem aplicadas nas etapas da produção, processamento e transporte de produtos alimentícios e não alimentícios. Com objetivo de promover alimentos seguros, que cuidem da saúde humana, protejam o meio ambiente e melhorem as condições dos trabalhadores rurais e suas famílias.
Nesse sentido, são exigidos alguns requisitos mínimos como o planejamento e a gestão do ambiente produtor, organização e higiene do local, cumprimento da legislação ambiental e trabalhista; nutrição de plantas, fertilidade e conservação do solo; uso racional e qualidade da água; uso correto de insumos; manejo integrado de pragas; e a rastreabilidade do processo produtivo com registros e controles da produção.
A adoção de boas práticas é o primeiro passo para quem deseja receber o selo oficial “Brasil Certificado”, que atesta a Agricultura de Qualidade Certificada. Para saber mais e como proceder, procure a Secretaria de Agricultura do seu município ou a Embrapa.
O selo é um indicador importante, pois auxilia no aumento do faturamento do agricultor. Propriedades certificadas tem acesso a programas específicos do governo, editais de espaço de comercialização de produtos e alguns financiamentos específicos.
E a sua propriedade? Pretende aderir?
Leia também: Como será o inverno para a agricultura