17/02/2023
Todo produtor rural sabe: o clima e o tempo podem ser excelentes aliados ou trazer uma dezena de problemas. Eles afetam diretamente toda a produção e determinam os resultados. Vamos conhecer alguns deles?
Chuvas: um dos mais importantes para a plantação e também o mais fácil de se prever. São divididas em orográficas, convectivas e frontais. E cada região possui a sua Zona de Convergência do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical.
El Niño e La Niña: consiste no processo de aquecimento e resfriamento das águas do oceano. O El Niño traz volume de chuvas maior e aumento das temperaturas. Sendo que cada região é afetada de forma diferente. O La Niña tem efeito contrário ao El Niño. Favorece as culturas de inverno.
Microclima: junção de diversos fenômenos climáticos junto ao solo e a plantação. Tem forte impacto do tipo de solo e da cobertura do terreno.
Ondas de calor: em excesso causa queimaduras nas folhas das plantas e reduz o nível de umidade do solo devido a rápida evaporação da água.
Baixas temperaturas: o frio pode prejudicar toda uma plantação, e afetar inclusive a semeadura dos grãos.
Tipos de cultura e riscos
O café pode ser afetado por temperaturas muito altas, já que é uma espécie de clima mais ameno.
A cana-de-açúcar tem mais produtividade em altas temperaturas.
O milho não “gosta” de climas quentes demais e pouca água, que podem causar estragos grandes.
A soja se adapta bem em climas amenos e registra grandes perdas em altas temperaturas.
E na sua região, como os fenômenos climáticos tem afetado sua produção?
Leia também: Operador de Máquinas: importância do profissional para na agricultura