Notícias


15/06/2020

Pandemia acelera digitalização no agronegócio

Nenhum de nós estava preparado para a pandemia de coronavírus, e com isso, a maioria dos setores precisou se adaptar, e a agricultura não ficou de fora. Especialistas afirmam que a pandemia abriu ainda mais a porta para a digitalização no setor. A McKinsey Consultoria divulgou em maio deste ano durante debate promovido pelo programa AgEvolution do Canal Rural, que a tendência da digitalização será cada vez mais utilizada. Eles afirmaram ainda que a agricultura brasileira é mais digitalizada que a dos Estados Unidos.

Um estudo realizado em 11 estados brasileiros com agricultores de pelo menos sete culturas diferentes, mostrou que o nível de digitalização é de 36% contra 24% dos norte-americanos. E mais: os brasileiros são muito mais receptivos as novas tecnologias. No mesmo estudo, ficou demonstrado que 90% dos produtores rurais utilizam ferramentas digitais na gestão das propriedades.

O que isso tem a ver com o coronavírus? Quanto menos contato físico melhor, e essa é uma das vantagens apresentadas pelo mundo digital. E o estudo aponta para uma diversificação maior de serviços digitais ligados a agricultura, assim como compras de insumos e obtenção de crédito rural.

Os investimentos em agricultura 4.0 desenvolvidos pela Embrapa já tem alguns anos, mas com a pandemia deve se tornar prioridade para atender as demandas do setor e melhorar ainda mais a qualidade de vida dos agricultores.

E você, o que tem feito de mudanças na pandemia e como utiliza a tecnologia a seu favor?

Leia também: Saiba por que a modernização é importante na agricultura

Portugês Inglês Espanhol