O digital transformou a vida de todo mundo, e, também do produtor rural. E como será a agricultura nesse setor nos próximos anos?
Vale ressaltar que 84% dos agricultores brasileiros já utilizam ferramentas digitais, de acordo com uma pesquisa realizada pela Embrapa. Aproximadamente 70% dos produtores rurais afirmam que acessam a internet para interesses diversos sobre agricultura. Mais da metade usa canais como redes sociais e aplicativos para enviar mensagens e se informar.
As ferramentas digitais disponíveis já auxiliam o agricultor no aumento da produtividade e da rentabilidade. Um dos exemplos são os satélites, que monitoram o crescimento das plantas, e identificam áreas com problema de desenvolvimento. Ainda constam na mesma lista, sensores de análise do solo, estações agrometeorológicas automatizadas, imagens de satélites de alta resolução para monitoramento agrícola e florestal, sistemas e aplicativos voltados para produtividade, rastreabilidade e certificação dos produtos agrícolas entre outros como drones, aplicativos, softwares e sistemas de gestão, imagens de satélites, tratores, pulverizadores e colheitadeiras automáticos.
A agricultura digital estará cada vez mais disponível para resolver problemas do agricultor cujas ferramentas estarão integradas.
Os desafios para transformar o campo no digital ainda passa pela questão de que todos os produtores brasileiros vejam a tecnologia digital como uma grande aliada no aumento da rentabilidade e da produtividade.
Conforme a pesquisa, embora parte dos agricultores ainda sejam conservadores, o dia a dia mostra outra realidade como a vocação que os produtores têm para adotar novas tecnologias.
E na sua propriedade, como você vê o digital no agronegócio?
Leia também: Quais são e qual a importância do uso de EPIS no campo