A influência do tempo e do clima na agricultura é enorme. Mas você exatamente quais fenômenos da meteorologia podem afetar as culturas?
El Niño: é o aquecimento maior que o normal, e inicia na zona tropical do Oceano Pacífico. Quando ocorre aquecimento na água do oceano, ela evapora com mais facilidade mudando a frequência de chuva e temperatura. Dependendo da região do país, as chuvas podem aumentar, melhorando a produção de grãos.
La Niña: é o resfriamento na atmosfera, mas não significa necessariamente temperaturas baixas. Pode haver estiagem no Sul no verão, e mais umidade no Nordeste. No inverno as ondas de frio são mais intensas, com risco de geada.
Zoneamento climático: não exatamente um fenômeno meteorológico, a análise do perfil agrícola de cada região, ajuda a determinar as culturas. Importante para contratação de seguro agrícola, quando pode haver queda na produção.
Efeito estufa: o aquecimento causado pela emissão de gases faz a terra se aquecer novamente. As plantas mais tolerantes sobrevivem bem aos efeitos, porém algumas culturas sofrem mais, fazendo com que o produtor tenha que escolher o que cultivar.
Como se proteger? O produtor precisa se planejar, para isso pode se utilizar da climatologia agrícola, dados fornecidos por órgãos do governo, e assim garantir a melhor safra.
Leia também: As expectativas da safra 2020