A agricultura em Santa Catarina é uma das mais desenvolvidas do Brasil. E nossos agricultores estão entre os melhores do País, seja em esforço produtivo e na aplicação de tecnologias.
No final de setembro deste ano, o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa), apresentou números da agricultura em Santa Catarina e perspectivas para a safra de verão 2019/2020. Confira:
– O relatório indica aumento na área plantada e no volume produzido de soja, em comparação com a safra mais recente. O crescimento deve ser de 1,05%, com volume 3,73% maior e produtividade 2,64% mais elevada. Se o clima ajudar, o Estado deve encerrar a safra 2019/20 de soja com 2,4 milhões de toneladas colhidas e produtividade média de 3.605kg/ha.
– De forma geral, a produtividade deve crescer em diversas culturas de verão.
– Para o milho grão, a expectativa é de produção 1% menor que a anterior. Para o milho silagem, a estimativa é de aumento de 1,78% no volume produzido.
– A alta produtividade prevista deve impulsionar o volume colhido de diversas culturas de verão. De acordo com a Epagri, essa elevação é reflexo da queda de produtividade na safra anterior, que foi prejudicada pelo excesso de calor.
– Santa Catarina tem a produtividade média acima da nacional em diversas culturas agrícolas, como soja, arroz e cebola, graças a tecnologia empregada pelos produtores.
– O arroz também deve ter uma produção melhor na safra 2019/2020. A expectativa é de crescimento de 4,8% na produtividade e 4,31% no volume produzido.
– Já o fumo (tabaco), deve crescer quase 6% na próxima safra.
– A cebola deve ter aumento de 9,09%. com produtividade 11% maior.