Temos quase certeza de que algum dia você já ouviu a expressão “cerração baixa, sol que racha”! A gente chama de ditado antigo ou conhecimentos “dos antigos”. Mas, será que eles realmente têm fundamento? Separamos algumas curiosidades sobre esse assunto.
Cerração baixa, sol que racha
A formação da serração ou nevoeiro tem explicação: o resfriamento da atmosfera na madrugada, atinge uma temperatura que favorece a saturação do ar de umidade. Conforme o sol aparece e aquece, a água volta ao estado de vapor.
Arco-íris de manhã, vem chuva
O sol sempre nasce ao leste, e o arco-íris sempre se forma do lado oposto ao sol, onde há chuva. Sendo assim, o tempo no outro hemisfério, no caso o Norte, vai se aproximando de oeste para leste, significa que o vento vai trazer a chuva de oeste, sendo o inverso também verdadeiro.
Noite clara, geada ao amanhecer
No período noturno, a superfície da terra esfria. Com isso, pode ocorrer geada pela manhã, especialmente se o vento for frio e fraco.
Quando sente cheiro de temporal, o gado se junta no curral.
Os animais sentem quedas de pressão atmosférica e quando uma tempestade se aproxima. Agitados, tendem a se proteger em grupos, como por exemplo, galinhas e carneiros. Já os sapos que gostam de umidade, acabam saindo da água e coaxam para se reproduzir quando a chuva está perto. Animais tem capacidade maior de percepção de mudanças no clima do que os seres humanos. Outros animais são ainda mais específicos com esse sentido.
Formigas: antes de tempestades, elas aumentam a entrada dos formigueiros. Portanto, se você encontrar algum formigueiro com a entrada muito maior do que o habitual, pode ser que vá chover forte.
Peixes: se eles estiverem nadando próximos a superfície, pode ser indicativo de chuva, já que a oxigenação da água aumenta, assim como pode ocorrer maior queda de insetos.
Pássaros: antes de tempestades, a pressão do ar cai, e os pássaros ouvem sons desconfortáveis para eles. Por esta razão, voam mais perto do solo, pousam nos fios de energia e nos galhos mais baixos das árvores. Outra característica, é se alimentar de insetos que vivem no chão. Aqueles que estão mais perto do mar, pousam na praia com mais frequência. Outro indicativo é o silêncio deles. Eles só migram para outros locais quando o tempo está aberto. Aves que voam durante um temporal, é sinônimo de que o temporal vai demorar.
Abelhas e borboletas: antes das tempestades, eles voltam para os locais de repouso. As abelhas protegem as colmeias.
Cobras: antes de temporais, elas deixam os ninhos. Cobras podem prever até mesmo tremores de terra. Como no Brasil eles são praticamente nulos, vale entender que, quando uma cobra deixa o ninho, pode ser que vá acontecer algo do tipo. Em dias de sol elas deixam os ninhos em busca do calor, pois tem sangue frio. Fora disso, pode ser que venham tempestades por aí.
Tartarugas: em dias de tempestades, elas buscam locais mais elevados.
Conhece mais alguma dica desse tipo, sobre observação do tempo? Conta pra gente!
Leia também: 6 produtos do agro que tem nomes diferentes Brasil afora