Nossa região está entre as que mais plantam arroz no Brasil. Mas você sabe tudo sobre o cultivo e sobre o arroz depois que chega a sua mesa? Separamos no Blog curiosidades e registros pra você ficar por dentro.
De acordo com a história, os primeiros registros de cultivo de grãos de arroz foram na China. O arroz selvagem foi o primeiro tipo cultivado. A plantação se espalhou depois pelo continente asiático, e é base da alimentação até hoje daqueles povos.
O arroz branco é o mais tradicional, mas existem outros tipos com diferentes propriedades e valores nutricionais. No Brasil o cultivo de arroz tem registro antes da chegada dos portugueses. Era consumido pelos povos tupis. Era cultivado nas regiões alagadas amazônicas e era conhecido como “milho d’água”. Atualmente o arroz é consumido no Brasil em diversos pratos, e é cultivado de forma bastante ampla e exportado também. Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os mais produtores do grão.
A Organização Mundial de Alimentação e Agricultura (FAO) considera o arroz como um dos alimentos mais importantes para a nutrição humana, com papel fundamental não apenas na luta contra a fome, mas também para a geração de emprego e renda a milhões de pessoas. Atualmente, cerca de 90% do arroz mundial é produzido e consumido nos países asiáticos. O Brasil é destaque no fornecimento de arroz no mercado interno e externo.
Em 2004, o arroz foi considerado pela FAO como o Ano Internacional do Arroz, sendo o único cereal a receber a distinção.
Na África teve origem a espécie Oryza glaberrima, com registros de mais de 3 mil anos, na região onde está atualmente a costa da Guiné, do Senegal à Libéria. Esse tipo tem casca avermelhada e tamanho pequeno. Na Ásia surgiu a espécie Oryza sativa, com diversas variedades cultivadas em solos de terras baixas. O arroz também era utilizado como oferenda em cerimônias religiosas. Da Índia, o consumo foi para a China e a Pérsia, atual Irã, passando pelo Arquipélago Malaio e alcançando a Indonésia em torno de 1.500 a.C. Nas Filipinas, a cultura é muito antiga, e no Japão, foi introduzida pelos chineses por volta do ano 100 a.C. Em países mediterrâneos, o arroz ficou conhecido ao ser trazido por árabes e na Europa há registro de que tenha surgido através do contato entre povos da Macedônia e Índia. Na Espanha chegou através dos sarracenos, que depois levaram para a Itália. Já os turcos teriam desenvolvido o cultivo de arroz no sudeste da Europa.
No Brasil, o cultivo de arroz tem grande importância social, econômica e política desde os tempos coloniais. Em 1766, a Coroa Portuguesa autorizou a instalação da primeira descascadora de arroz no País, no Rio de Janeiro, que estava isenta de impostos. Depois em 1781, os portugueses proibiram a importação de arroz brasileiro, para proteger sua produção local. Quando foi introduzido na alimentação do exército, favoreceu também o cultivo em outras regiões do Brasil.
A partir de 1808, com a abertura dos portos brasileiros por Dom João VI, o Brasil passou a receber maiores quantidades de arroz, modificando os hábitos alimentares da população.
E você sabia de toda essa história?
Leia também: Saiba quais são os principais tipos de agricultura praticados no Brasil