30/08/2021
Os implementos agrícolas ajudam a otimizar o tempo dos agricultores, e claro aumentar seus lucros, já que são ótimas alternativas para os produtores. Facilitam o trabalho no campo, atendendo demandas e prazos. Separamos os principais implementos agrícolas e a importância e uso deles.
Arados: preparam o solo para o cultivo, ajudando na camada subsuperficial do solo. Também é responsável por melhorar a infiltração de água. É um dos implementos agrícolas mais utilizados.
Semeadoras: ajudam a depositar a semente no solo para o desenvolvimento das culturas.
Subsolador: mais usado em regiões onde o solo é mais compactado. As hastes de metal podem atingir até 1,10 m, realizando o trabalho de descompactação das camadas do solo.
Pulverizador: são responsáveis por aplicar produtos nas lavouras, ajudando a mantê-las livres de insetos, pragas, plantas daninhas, entre outros.
Enxada rotativa: utilizadas no preparo do solo. Seus flanges e lâminas giram sobre um eixo, transversalmente a direção de deslocamento do trator, possibilita o preparo do solo em uma única operação.
Por que eu preciso de implementos?
Quando o produtor sentir problemas como baixa produtividade, produção em baixa escala; processos demorados e pouco efetivos; muita mão de obra; trabalhos cansativos ao extremo.
Vale reforçar que os implementos agrícolas surgiram para auxiliar e revolucionar a agricultura. Eles não apenas modernizaram o trabalho do agricultor, mas vieram para ajudá-lo a prosperar cada vez mais.
E você, utiliza todos estes implementos?
Leia também: Agronegócio: importância e detalhes da produção no Brasil