21/06/2022
O inverno começa hoje, e para os agricultores é sempre uma preocupação: como será para plantio e colheita? Separamos as previsões de especialistas pra a estação!
Especialistas da Rural Clima indicam que o inverno de 2022 deve ser diferente do ano passado. Haverá mais massas de ar polar, sem tantas previsões de geada.
As chuvas devem se concentrar mais na região Sul, onde a tendência é de volumes mais altos. Já a Climatempo informa que o inverno será equilibrado, mas precisa de atenção pelo enfraquecimento do La Niña. O fenômeno deve continuar ativo até o início de 2023, deve enfraquecer no meio deste ano, com mais ondas de frio. Produtores devem ficar atentos nessas viradas bruscas de tempo. Junho deve ser o mês mais frio.
A Metsul confirma massas de ar frio forte com expectativas de temperaturas abaixo de zero na maioria dos estados do Centro-Sul do Brasil.
Quem cultiva hortaliças, deve ficar atento, já que elas são mais sensíveis e são as primeiras a sofrer as consequências de geadas por exemplo. Baixas temperaturas provocam efeitos como queimaduras nas folhas, que param de crescer.
A expectativa de impactos sobre produções de milho e soja também preocupam produtores, mas não há importantes alertas como no ano passado, quando a estiagem prolongada prejudicou as plantações.
Otimizar o plantio e ficar de olho nas previsões é sempre importante.
E você agricultor, como está se preparando para o inverno?
Leia também: O protagonismo das mulheres no agronegócio