Nos últimos anos as relações entre o homem do campo e a tecnologia tem mudado significativamente, atingindo em cheio as relações entre produtores e consumidores. Mas você sabe como a tecnologia tem influenciado toda essa cadeia? Confira alguns dados interessantes sobre o assunto, divulgados pelo IBGE e StartAgro.
1 – O IBGE aponta que o acesso a internet no campo alcançava 1.425.323 de produtores em 2017. Deste número, mais de 60% utilizam smartphones para realizar atividades, e o WhatsApp é o principal meio de comunicação, sendo utilizado por 96% dos produtores.2 – Média de 60% utilizam conexão via rádio.
3 – 79% acessam a internet todos os dias.
4 – 65% dos smartphones utilizam a plataforma Android.
Vale ressaltar que o agronegócio vem se se atualizando cada vez e inovando técnicas que aumentem a produtividade com eficiência. A agricultura 4.0 é um destes exemplos. Os modelos associam, tecnologia, conectividade e produtividade respeitando o meio ambiente e a saúde.
A internet das coisas, aplicação de inteligência artificial e outras tecnologias estão revolucionando o cenário agrícola. De 2008 a 2014, a zona rural teve um aumento de 4 para 24% de acessos a internet. Essa adaptação é um desafio, mas uma evolução importante para a produção e exportação agrícola.