A gente já sabe da importância da agricultura, e nunca é demais ressaltar o quanto ela é essencial para o nosso País. Afinal ela é uma das principais bases da economia brasileira. Separamos alguns importantes dados e detalhes pra você ficar por dentro.
1 – O agronegócio no Brasil é um dos maiores responsáveis pela geração de empregos. Em 2020, no terceiro trimestre empregou cerca de 16,94 milhões de brasileiros, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
2 – A agricultura no Brasil começou a se tornar expressiva na década de 60, quando uma estratégia de expansão de crédito rural que tinha como objetivo modernizar a atividade, teve início.
3 – O Brasil tem dois sistemas agrícolas: a agricultura intensiva (áreas de grande extensão, destinadas para exportação), e agricultura extensiva (com pouco investimento, mais simples, baixa produtividade, pouca ou nenhuma tecnologia avançada).
4 – Já os tipos se dividem em:
Agricultura Familiar: realizada por famílias, com produção de subsistência. Mesmo pequena, tem importância para a economia, já que representa 80% da produção de alimentos.
Agricultura Comercial: a chamada agricultura moderna, com cultivo de um único produto, com produção voltada para o mercado externo. São grandes extensões de terra, alta mecanização e produtividade.
Agricultura Sustentável: prática agrícola que tem como objetivo de preservar o meio ambiente, com geração mínima de danos.
5 – No Brasil, predomina o tipo de agricultura comercial, monocultura produzida em larga escala e em grandes propriedades. Utiliza técnicas mais modernas de cultivo, com máquinas e mão de obra especializada. Busca investir em tecnologia para uma maior produtividade.
6 – As culturas mais populares no Brasil são café, soja, cana-de-açúcar, laranja e arroz.
E você já estava por dentro de todos estes detalhes?
Leia também: 3 dicas para ser um bom gestor na sua propriedade