Notícias


30/10/2020

A importância da lubrificação das máquinas agrícolas

Suas máquinas agrícolas, precisam, e devem ser lubrificadas com frequência. O objetivo é reduzir atrito entre as peças, diminuindo o desgaste e o aquecimento que podem reduzir a vida útil das máquinas.

E você sabe qual a frequência ideal e por que lubrificar suas máquinas agrícolas? Separamos algumas dicas e, assim, seus equipamentos durarem mais.

A lubrificação deve ser feita de acordo com a necessidade dos componentes. O manual de instruções costuma trazer estas informações, incluindo qual o tipo do lubrificante. Existem óleos que trabalham em diferentes modos, e age de forma diferente.

O ideal é criar uma rotina de lubrificação, e assim garantir vida longa aos equipamentos. Um exemplo: semanal ou a cada 50 horas de uso da máquina. Ou você pode decidir outra frequência que se ajuste melhor ao seu dia a dia.

A falta de lubrificação desgasta as peças mais rapidamente, forma corrosão, cria atrito entre as peças e o calor gerado, traz ainda mais problemas. Sem lubrificação, a manutenção corretiva terá que ser feita com maior frequência, aumentando os custos do seu negócio.

E, máquina parada para manutenção é sinônimo de produção atrasada, e consequentemente prejuízo.

Confira com o fabricante do equipamento, qual o melhor lubrificante a ser usado.

Verifique o tipo de lubrificante a ser usado e saiba que cada equipamento tem pontos específicos para serem lubrificados, como motor, correntes, mancais, bombas e engrenagens.

Não deixe de fazer a lubrificação, e mantenha sempre em dia essa função. Se tiver dúvidas, chama a Januário. Nós te ajudamos a deixar sua máquina em dia.

 

Leia também: Um pouco de história da agricultura

Portugês Inglês Espanhol