Estamos falando de uma das principais atividades econômicas do Brasil: o agronegócio. Responsável por grande parte das exportações brasileiras, o Brasil tem diversas propriedades e produtores agrícolas, e claro, todos esperam ter uma excelente produção. Mesmo com um 2020 atípico, planejar o próximo ano é fundamental para os negócios, mesmo que sua propriedade seja pequena. Separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa missão.
Quer fazer sua pequena propriedade crescer em 2021?
1 – Planejamento e gestão: pensar em novas possibilidades, ou planejar o que já é sucesso na sua lavoura. A gestão é fundamental, ter conhecimento de tudo que acontece, monitorar atividades, identificar onde pode ser melhorado, o que pode ser reduzido, onde há gastos exagerados, e quais atividades ou equipamentos precisam de novos investimentos.
2 – Usar mais a tecnologia: mesmo em pequenas propriedades, ela pode ser extremamente útil, especialmente na redução de custos e maior produtividade. Já falamos sobre isso aqui!
3 – Treinamento: investir em capacitação é essencial para o desenvolvimento da propriedade. Quanto mais preparados os trabalhadores, mais rapidamente problemas são solucionados e menos chances de acidentes e imprevistos.
4- Avalie seu trabalho: antes de tomar decisões, pesquise, busque informações com os órgãos de agricultura e ou Epagri da sua cidade. Eles sempre têm dicas e cursos que podem ajudar. Investir de maneira correta e segura é o melhor caminho.
E aí, você já pensou em como vai ser 2021? Se precisar de trator, peças ou implementos, vem pra Januário!
Leia também: Tecnologia para redução de custos na lavoura