O Brasil é o segundo maior exportador de produtos agrícolas, e desde os anos 70 só vem crescendo, de acordo com a Embrapa. Essencial para a vida de todos os brasileiros, a agricultura não para e só contribui com a economia do país. Quer saber mais alguns detalhes? Acompanhe o texto.
1 – A produtividade de grãos no Brasil avançou graças ao uso de tecnologias nacionais, como adaptação de solo, desenvolvimento de sistemas de plantio, integração entre lavoura e pecuária, entre outros.
2 – Em 1990, a produção de grãos era de 58 milhões de toneladas numa área de 34 milhões de hectares. A safra 2019/ 2020, deve chegar a aproximadamente 252 milhões de toneladas em 65 milhões de hectares.
3 – Os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), demonstram que o agronegócio no Brasil, será capaz de suprir as necessidades de consumo da população, mesmo diante da pandemia do coronavírus.
4 – Arroz, feijão, soja, trigo e milho respondem por 97% da colheita brasileira e superaram em mais de 100 milhões de toneladas o volume do ano anterior, de acordo com a Conab.
5 – A produção de algodão deve crescer 47% nos próximos anos, e sua exportação em mais de 68%, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O café aumentará sua produção em 24% com vendas crescentes em 46%.
6 – Cada vez mais conectada, a agricultura aposta nas tecnologias como a agricultura 4.0, inteligência artificial, automação, robótica, drones, sensores, aplicativos e softwares de gestão que contribuem para a modernização e claro, mais rendimento e precisão.
7 – De janeiro a março deste ano, 48 novos mercados agrícolas em 21 países diferentes se abriram para as exportações, conforme dados da Frente Parlamentar da Agroepcuária (FPA).
O agronegócio é vital para o país. Dados como estes demonstram a importância do mercado para todos nós.
Leia também: A importância da meteorologia para a agricultura