O agronegócio assim como outras áreas da economia, precisa de investimentos. Compras bem planejadas e conscientes, são fundamentais nesse setor que tem oscilações entre uma safra e outra. Mas, equipamentos são necessários, pois sem eles, não há produção. Na hora de comprar um implemento agrícola, acertar na decisão vai evitar uma série de dores de cabeça. Se você precisa de dicas, nós separamos algumas pra ajudar na hora de decidir.
1 – Antes de comprar, analise as particularidades da sua propriedade, como por exemplo, o tamanho da produção. O implemento a ser adquirido, atende os critérios de redução de custos junto com o trator?
2 – Qual a sua necessidade de compra? Se é para aumentar a produtividade, ter mais resultados em menos tempo, os implementos devem ser adequados as culturas em questão e as condições da propriedade. Assim, o desempenho será muito melhor.
3 – O implemento deve servir para a sua cultura em si, uma vez que eles variam de tamanho, potência e funções a serem desenvolvidas.
4 – Quais operações o implemento vai executar? Para cada fase, há um tipo de implemento, e todas as operações se constituem um conjunto de ações que viabilizam toda a cultura.
5 – Avalie o tamanho da propriedade. Quanto maior, mais a exigência de implementos. Ele deve atender as necessidades do agricultor de forma precisa. Afinal, um implemento pequeno numa grande propriedade só vai desperdiçar combustível, por exemplo e gerar gastos adicionais.
6 – O implemento precisa operar em conjunto com um trator, e essa eficiência depende do rendimento do trator, sua versatilidade e claro, com manutenção em dia.
7 – O ritmo de operação também deve ser levado em conta, e o implemento precisa ter capacidade técnica para atender a demanda de trabalho.
Ainda em dúvida? Aqui na Januário nós tem damos toda assistência necessária para você adquirir o melhor implemento.
Leia mais: O que saber antes de comprar um trator