EPI é a sigla para equipamentos de proteção individual, que é aquele acessório ou produto de uso individual que o trabalhador usa para se proteger de riscos e ameaças sua saúde física. Seu uso é obrigatório pelo Ministério do Trabalho.
Na agricultura são usados inúmeros produtos químicos, pois eles são essenciais para combater pragas, doenças e plantas daninhas, porém podem resultar em intoxicações no trabalhador rural, através do contado com os olhos, nariz, boca e pele.
Vale lembrar que todo EPI deve possuir o Certificado de Aprovação (C.A) para garantir a qualidade do produto.
Quais os EPIs para agricultura
Separamos os EPIs mais comuns utilizados no campo, e vamos explicar para vocês. Confira:
Luvas: Um dos equipamentos mais importantes, pois protege a parte do corpo com maior possibilidade de exposição e contato, as mãos, principalmente em produtos químicos.
Respiradores: Elas são as máscaras e tem o objetivo de evitar a absorção dos vapores e partículas tóxicas através dos pulmões.
Viseira facial: Seu principal objetivo é a proteção dos olhos e do rosto contras respingos.
Botas impermeáveis: Elas são ótimas para proteger contra animais e devem ser preferencialmente de cano alto e impermeáveis para evitar contato absorção de produtos químicos.
Faça uso dos EPIs adequados para evitar consequências negativas em casos de acidentes de trabalho e garantir o seu bem-estar.
Leia também: Confira 3 dicas de como reduzir a perda na colheita.