No fim da safra você quer colher os frutos de todo o seu trabalho e a dedicação que você colocou na hora de plantar. Mas na hora certa, a produtividade não rendeu o quanto você queria?! Pensando em evitar esse momento, separamos 3 dicas essenciais para ajudar você a produzir e colher mais, aumentando seu lucro. Confira:
Invista em tecnologias de monitoramento: Estamos na era da agricultura digital, então aproveite para fazer uso de todas as tecnologias. Use softwares modernos vão garantir o rendimento da sua lavoura. Usar essas tecnologias vai trazer diversos benefícios ao produtor, incluindo:
*Uso de aplicativos para fazer um monitoramento inteligente via satélite e ajudam a projetar o rendimento da lavoura;
*Localização de infestações de pragas;
*Determinação das áreas mais e menos férteis.
Faça a manutenção periódica dos equipamentos: Principalmente aquelas que sofrem mais impactos, pois essas são as que mais precisam de atenção! O produtor precisa ficar de olho nas regulagens da barra de corte e no alinhamento dos eixos. Deve também ficar atento a troca periódica das navalhas e realizar a lubrificação e o ajuste das peças. Pense que a manutenção das suas máquinas agrícolas não deve ser vista como uma despesa, mas como um investimento para melhorar o desempenho da máquina e segurança dos operadores.
Atente às condições climáticas e ambientais: Preste sempre atenção nesse detalhe! Rajadas fortes de vento, chuvas intensas ou granizo podem prejudicar e muito a sua plantação, podendo até causar a perda total da lavoura. Um exemplo com plantação de trigo, é a umidade excessiva também é capaz de danificar os grãos. Assim, o ideal é que a colheita seja feita em períodos mais secos, facilitando o desempenho da colhedora. Para evitar perdas, o ideal é colher os resultados do trabalho em condições climáticas ambientes favoráveis, estando sempre preparado para os impactos que a mudança do clima pode gerar.