Mesmo diante de tantas adversidades, a agricultura brasileira está sempre batendo safras recordes que atingem patamares excelentes na economia nacional. Um dos fatores que fazem esse fenômeno acontecer, são os investimentos em tecnologia. O produtor rural consegue uma segurança muito maior ao tomar decisões e reduzir custos. A chamada tecnologia exponencial é uma das áreas que vem conquistando destaque no setor agrícola, e três evidências são responsáveis por grandes avanços no setor: tecnologia da informação, a nanotecnologia e a biotecnologia.
Tecnologia da informação (TI): mais presente no dia a dia dos agricultores, já que está nos implementos agrícolas e máquinas. A TI é utilizada com equipamentos colocados nas máquinas que permitem fazer análises e assim, melhorar a produção. Um dos primeiros aparelhos utilizados foi o GPS, hoje mais atualizados e completos. Com a TI, pode-se automatizar, coletar e transmitir dados referentes a terra e ao plantio, garantindo assim maior aproveitamento de recursos.
A nanotecnologia já pode ser observada no nosso dia a dia, como por exemplo nos smartphones, e até nos óculos com lentes antirreflexos. Na agricultura, essa transformação deve chegar aos insumos, que poderão ser ainda mais eficientes, porém sem agredir o meio ambiente, e em sensores com alto desempenho, que serão capazes de fornecer análises precisas antes de tomar decisões.
Já a biotecnologia, contribui para a melhoria na qualidade de plantas e sementes, aumentando a produtividade de forma sustentável, com alimentos com mais nutrientes e com menos ataques de pragas.
A ciência é essencial para a agricultura. E estas tecnologias são o futuro para o agricultor, que poderá contar com os diversos benefícios que serão proporcionados. É o futuro cada vez mais próximo!