A agricultura foi fortemente beneficiada com o surgimento dos equipamentos e maquinários agrícolas. Elas permitem o aumento da produtividade e claro, da rentabilidade dos produtores. Mas, você como escolher o melhor trator, por exemplo, para sua lavoura?
O trator é a máquina agrícola mais comum entre os produtores rurais. Ele é versátil e realiza diversas atividades no campo.
Na hora de pensar na compra, é preciso levar em conta fatores como qual a cultura a ser plantada, potência do equipamento, se possui assistência técnica disponível, tamanho da área cultivada, entre outros.
Entender estes itens, permite ao agricultor saber como utilizá-las e em qual momento da cultura. Ainda proporciona as melhores operações no campo, beneficiando a produtividade e os lucros da lavoura.
O desempenho e a funcionalidade do trator são importantes, e ele pode ser do mais simples ao mais moderno. Há diferentes tipos de construção, como cabine aberta, motor localizado na parte da frente do motorista, duas rodas grandes no eixo inferior e duas rodas dirigíveis acima do motor. Outros, podem ter cabine fechada, sistema hidráulico, GPS, e o principal: conexão de implementos, como arados e grades, aumentando a funcionalidade.
Como escolher?
– Identifique qual máquina pode ajudar a resolver algum problema ou otimizar a produção;
– Verifique qual implemento pode ser adequado para a sua produção;
– Avalie a potência do equipamento, as características do motor, o consumo de combustível e até as condições da cabine;
– O custo-benefício, a assistência técnica disponibilizada pela fabricante e a confiabilidade da marca são extremamente importantes.
Aqui na Januário temos três modelos de tratores, e um deles se encaixa na sua produção. Fabricamos ainda equipamentos, implementos e peças de reposição. E oferecemos assistência técnica especializada.
Leia também: 6 produtos do agro que tem nomes diferentes Brasil afora