Um dos grandes desafios dos agricultores é continuar produzindo, aproveitando os recursos naturais sem agredir o meio ambiente e sendo autossustentável. Como fazer isso nem sempre é tarefa fácil, mas pequenas atitudes são essenciais para garantir que a produtividade na terra nunca se esgote.
Todos os recursos utilizados na lavoura podem ser encontrados na própria terra. Isso favorece o ciclo autossustentável. Como nem sempre é possível evitar totalmente o uso de produtos químicos, é preciso planejar a melhor maneira de promover um equilíbrio.
É possível utilizar o conceito autossustentável pensando em reciclagem, tecnologia e reaproveitamento. Já fez um balanço do que pode ser reaproveitado na sua lavoura? Essa é a hora! Existem entidades que ajudam o agricultor nessa função.
Como está o seu solo? Fazer uma análise pode ser fundamental para utilizar os recursos corretos na sua plantação. Analisar os níveis de fosfato por exemplo, ajuda a descobrir a quantidade de matéria orgânica necessária, para favorecer a quantidade de microrganismos.
Entre outros itens, húmus, drenagem do solo, quantidade de água, de nutrientes necessários, tempo correto de plantio, tempo e clima, entre outros.
A conscientização é fundamental para obter o melhor para sua produção. Procure os órgãos ligados a agricultura do seu município. Eles sempre oferecem soluções e análises para oferecer.