Você sabe como e por que surgiu a agricultura? Do descobrimento do Brasil até os dias de hoje, muita coisa mudou! Pontuamos alguns detalhes pra você entender ainda mais sobre essa importante e essencial atividade econômica.
A agricultura no Brasil é uma das principais fontes da economia, e da cultura, pois a história nos remete a uma interessante linha do tempo de desenvolvimento. Foram muitas fases, e até hoje a agricultura vem se modernizando, encontrando novas tecnologias que facilitam a vida do homem no campo.
No Brasil, a agricultura começou no Nordeste, no século XVI, com a criação das chamadas “Capitanias Hereditárias” e o início do cultivo da cana.
Lá atrás, quando o homem “inventou” a prática, começou por dominar os animais e assim usando a força deles como parte do trabalho. Gado e cavalos ajudaram no transporte, aves como alimento e fonte de alimento, e assim por diante.
A busca continua por ambientes que fossem favoráveis ao plantio e cultivo, com solos férteis e água nas proximidades. No Brasil, essa busca veio com os nativos utilizando o método chamado de “coivara”, que basicamente era a limpeza do terreno com fogo e depois plantio manual.
Hoje sabe-se que essa técnica é destrutiva, e felizmente as coisas evoluíram. A chegada dos portugueses teve grande estímulo à agricultura, pois junto com eles, além de animais e alimentos, trouxeram técnicas de cultivo europeias e ferramentas para o preparo do solo.
O período das capitanias hereditárias, era baseado em monocultura, além da mão de obra de escravos em grandes áreas de terra, os chamados latifúndios. A seguir, a evolução veio com a mineração, plantações de café e outros vegetais.
O café representou a nova fase econômica no país, ligando a cafeicultura a história da agricultura, e ao desenvolvimento do país. O café se tornou o principal artigo de exportação no Brasil, após a queda da mineração.
De lá pra cá, muito mudou, mas a agricultura segue sendo uma das atividades mais importantes para todos nós, pois é essencial para a subsistência, produzindo alimentos e gerando empregos para a população. É considerada uma das mais importantes bases econômicas do Brasil.
Gostou desse conteúdo?
Leia também: Outono: como vai ser a nova estação para a agricultura