17/03/2022
O outono chegou! Estamos há menos de uma semana na nova estação, e cada uma delas, o agricultor precisa se preparar. O que devemos esperar dos próximos dias? Separamos algumas informações importantes no Blog.
Os dias são mais longos e as temperaturas altas são substituídas por dias mais frescos. As transformações no clima e na paisagem, as tendências para a agricultura podem se modificar, já que ainda estamos sob o efeito do fenômeno La Niña, sempre de incertezas.
De acordo com o International Research Institute for Climate and Society (IRI), há 77% de chance de o La Niña perder força em maio e esteja com 56% no final do mesmo mês até julho.
Co isso, grande parte do Brasil terá chuvas um pouco acima da média durante o período, mas há grande dependência do Atlântico para que a chuva se confirme em determinadas regiões. Embora o plantio tenha ocorrido dentro da janela ideal das áreas produtivas, o
fenômeno interferiu bastante nas chuvas registradas em algumas regiões do país.
A falta de chuva ocasionou quedas na produtividade, principalmente soja e milho. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), estima que a soja deverá registrar uma produção de 125,47 milhões de toneladas, uma queda de cerca de 9% em comparação a safra passada. Já o milho, a expectativa é de 83,341 milhões de toneladas, ultrapassando as 57,852 milhões de toneladas colhidas na temporada anterior.
Se você é agricultor, sabe que precisa sempre ficar atento às novas estações do ano. Como está sua expectativa para este ano?
Leia também: 5 coisas sobre a agricultura brasileira pra você saber