06/03/2023
A gente sabe: o Brasil é um país enorme e cada região tem suas culturas. E não é diferente com alguns alimentos que nossos agricultores produzem por aqui e em outras regiões. Vamos conhecer os nomes deles em cada região?
Mandioca ou aipim? Difícil encontrar alguém que não goste de aipim! Aqui ele é chamado assim, mas no Sudeste e no nordeste, é chamado de macaxeira, mandioca, e até castelinha ou uaipi.
Pão d’água: aqui tem polêmica sempre! Se em São Paulo ele é chamado de pão francês, no Rio Grande do Sul, é chamado de cacetinho. Lá em Minas Gerais, você pode pedir pão de sal e vai comer o mesmo tipo de pão. No Nordeste, tem quem peça pão sovado, em Brasília pão filão, e no Pará, pão carequinha.
Laranja ou Tangerina? É um dos alimentos que mais tem nomes diferentes pelo Brasil. No Sul, a gente come “bergamota”, no sudeste, tangerina. Já no Nordeste, mimosa ou laranja cravo. Mas tem mais: mandarina, fuxiqueira ou manjerica também aparecem. Em Goiás, pocan ou mexerica.
Abóbora. É bem verdade que existem variações, mas sabe aquela usada em festas de Halloween? Pois bem, aqui no Sul é só abóbora, mas no nordeste chamam de jerimum.
Batata Baroa: é uma delícia, mas as variações de nomes não alteram o sabor, e podem ser chamadas de batata baroa ou mandioquinha ou batata salsa.
Fruta do conde: nem tão comum no Sul, mas tem variações como ata ou pinha.
De todas estas variações, o importante é que nosso país é vasto, onde se planta de tudo, e cada cultura deve ser respeitada e admirada em suas características.
E você, tem alguma referência diferente de nome de alimentos pra contar pra gente?
Leia também: Principais fenômenos climáticos e como eles impactam a agricultura