Quem está no campo, atuando no agronegócio sabe que uma série de cuidados precisam ser tomados diariamente para ver a produção render. Estratégias são importantes para garantir resultados, o estoque da produção e o local onde o maquinário é guardado, precisa de cuidados. Separamos algumas dicas para ajudar o produtor.
1 – Planejar: antes de pensar em como estocar, o planejamento se faz necessário. Se os produtos forem perecíveis por exemplo, é preciso verificar antecipadamente a demanda. Como estão os contatos e as vendas? Planeje tudo do plantio a colheita, baseado nas suas vendas.
2 – Organização: fica mais fácil encontrar tudo que precisa se o estoque estiver organizado. Com acesso fácil, evitam-se perdas e tudo fica mais produtivo. Evite que produtos que estragam sejam colocados em ambientes úmidos para não haver perdas. Também se faz necessário observar qual o limite da ocupação do seu espaço. Armazenar em excesso também pode causar perdas, além de perder dinheiro e ter prejuízo. A palavra de ordem é equilíbrio. Por exemplo: o que vai sair primeiro, deve estar mais à frente do que os itens que serão entregues depois.
3 – Controle: você sabe exatamente o que tem no seu estoque? Identificar tudo que está guardado é a melhor maneira de evitar perdas. Esse controle deve ser feito periodicamente, para que o produtor tenha total controle e possa realizar uma excelente gestão.
4 – Máquinas e equipamentos: não se trata de estoque, mas por vezes, o produtor guarda seus equipamentos no mesmo galpão do estoque de produção. Parar um dia pra pensar na melhor forma de dispor tudo no mesmo lugar, evita uma série de dores de cabeça.
E aí, vamos organizar todo o seu galpão de estoque? Como está o seu?
Leia mais: Porque o agronegócio é tão importante?