O agronegócio está cada vez mais tecnológico e muitas dessas tecnologias já estão presentes no dia a dia. Para 2024, separamos 3 tendências tecnológicas se destacam no agronegócio:
Internet das Coisas (IoT): A IoT é a conexão de objetos físicos à internet. No agronegócio, a IoT está sendo usada para coletar dados de sensores instalados em máquinas e equipamentos. Esses dados podem ser usados para monitorar o desempenho das operações agrícolas, identificar problemas e tomar decisões mais assertivas.
Sensores: Os sensores são dispositivos que coletam dados do ambiente. No agronegócio, eles são usados para medir uma variedade de variáveis, como temperatura, umidade, pH, luminosidade e presença de pragas e doenças. Esses dados podem ser usados para melhorar a eficiência da irrigação, a qualidade das colheitas e a saúde dos animais.
Big Data: ele é um termo que se refere ao grande volume de dados que é gerado todos os dias. No agronegócio, o Big Data está sendo usado para analisar dados de sensores e outras fontes para identificar tendências e padrões. Esses insights podem ser usados para melhorar a tomada de decisão, a produtividade e a eficiência das operações agrícolas.
Leia também: Entenda a importância, oportunidades e desafios do agronegócio no Brasil!